O OCA

Observatório da Costa Amazônica

O Observatório da Costa Amazônica (OCA) é uma iniciativa que visa o compartilhamento de informações meteoceanográficas sobre a zona costeira amazônica. Dessa forma o OCA se propõe a auxiliar as atividades acadêmias ou socioeconômicas realizadas na região.

Sua concepção foi fomentada pela necessidade de uma plataforma que agregasse dados de forma sistemática para acelerar o desenvolvimento científico multidisciplinar na região. Essa necessidade foi notada diante dos grandes desafios observados ao se desenvolver atividades tecnocientíficas na Zona Costeira Amazônica, que resultam de sua dimensão e alta complexidade.

A Zona Costeira Amazônica se estende por aproximadamente 1000 km de linha de costa e abrange diversos ambientes altamente energéticos e de alta importância no contexto mundial como, por exemplo, o rio Amazonas que contabiliza 18% da descarga fluvial mundial e a maior faixa de manguezais contínuos do planeta recortada por dezenas de estuários e canais de maré. Desta forma, a região possui uma grande importância no contexto mundial e deve ser monitorada para que sejam preservadas suas características naturais frente as atividades que nela são desenvolvidas.

Atualmente o OCA possui um banco de dados com mais de 10 anos de levantamento na região, em aproximadamente 50 estações. Dentre os dados disponíveis na plataforma online, tem-se: corrente (pontual e seção transversal), maré, onda, parâmetros físico-químicos (temperatura, salinidade, pH, Eh, condutividade, sólidos totais dissolvidos (TDS), oxigênio dissolvido (DO), nutrientes, elementos-traço, clorofila e alcalinidade), turbidez e material particulado em suspensão, microplástico, levantamento batimétrico e sedimentológico, dados de temperatura e umidade do ar, precipitação atmosférica e vento.

Rolar para o topo