Observatório da Costa Amazônica

OCA Social

OCA Social: Monitoramento contínuo e participativo de recursos
pesqueiros na Costa do Pará e Maranhão.

O OCA

O OCA se dedica para a geração contínua de dados ambientais e sociais, além de promover o compartilhamento dessas informações para integrar os diversos setores da sociedade. O OCA acredita que o monitoramento pode auxiliar no uso eficiente de nossos recursos e no desenvolvimento sustentável da Zona Costeira Amazônica. 

O que é o Observatório da Costa Amazônica Social?

 O OCA Social é jovem, é ciência e é amazônico.

Estamos na década da informação, nascemos com a vontade de transformar o mundo! Somos uma iniciativa de jovens pesquisadores da Amazônia, curiosos e inquietos, com o objetivo de conectar conhecimento acadêmico e saberes tradicionais.

Trabalhamos a ciência cidadã por meio da colaboratividade, e nas nossas trocas de saberes buscamos engajar as comunidades da costa amazônica, desse modo aprimorar a nossa visão de mundo.

O OCA Social promove ações com as temáticas de mudanças climáticas, década da ciência oceânica e a década da restauração dos ecossistemas utilizando a comunicação e a ludicidade como metodologia para alcançar diversos atores. Nós, através de ações coletivas com comunidades, escolas, ongs, associações e universidade, buscamos qualidade de vida para a nossa e as futuras gerações, por isso, atuamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas.

Nós que somos jovens, cientistas, amazônidas te convidamos a embarcar nessa jornada de descoberta e conhecimento em busca de um planeta melhor.

 

ATIVIDADES DO OCA SOCIAL

RESEX Soure

04/07 – Oficina de automonitoramento com pescadores de Soure;

RESEX Mocapajuba

17/06 – Oficina de auto monitoramento participativo e construção do calendário de pesca com os pescadores da Ilha de São Miguel;

RESEX Cuinarana

13/06 – Apresentação do Monitoramento participativo com os pescadores de Magalhães Barata;

RESEX Tracuateua

25/05 – Clean up day – limpeza de praia na Ilha de Quatipuru – Mirim;

RESEX Araí-Peroba
RESEX Arapiranga-Tromai
RESEX Itapetininga
RESEX Baía do Tubarão

21/05 – Atividades de Educação Ambiental com os alunos do 6º ao 9º ano da E.M.E.F. Sta Maria de Guaxenduba;

Monitoramento dos estoques pesqueiros

A Costa Norte do Brasil possui uma diversidade íctica que suporta uma variedade de sistemas de produção que colocam a região em primeiro lugar no ranking pesqueiro do Brasil. Na costa do Pará e Maranhão, a pesca, o extrativismo dos recursos naturais assumem papel importante papel socioeconômico que garantem a sobrevivência das comunidades tradicionais e a manutenção da cadeia socioeconômica-ecológica.

Por outro lado, a composição de capturas é quase sempre desconhecida que, somado à ausência de dados históricos, dificulta o planejamento e a gestão dos recursos pesqueiros, sobretudo em unidades de conservação, como as Reservas Extrativistas Marinha (RESEX).

Nesta lacuna de conhecimento científico a inclusão das comunidades detentoras de conhecimento tradicional é fundamental para o levantamento de informações, por exemplo, através da ciência cidadã.

Baseado nos dados pesqueiros coletados de forma contínua e participativa, pode-se indicar espécies mais capturadas, espécies invasoras, tamanho de espécies e, assim, auxiliar no manejo dos estoques pesqueiros da costa Norte do Brasil.

Nós, que somos jovens e somos Amazônicos, temos um papel importante na divulgação e disseminação da informação, afinal, somos parte do OCA, parte do futuro e parte da transformação.

OBJETIVOS

A Proposta Oca Social objetiva o levantamento de informações sobre os recursos pesqueiros de Reservas Extrativistas Marinhas, ainda sem base de dados, da costa do Pará e Maranhão, através do monitoramento contínuo e participativo considerando os princípios da ciência cidadã e da difusão de informações validadas em platfromas abertas.

Cada um dos objetivos específicos listados:

  • Envolver e Capacitar cidadãos para monitoramento ativo, participativo e contínuo dos recursos pesqueiros.
  • Criar banco de dados científicos para validação de informações coletadas em monitoramento participativo.
  • Ampliar plataformas de recebimento e transmissão de dados ambientais para divulgação de informações.
  • Disponibilizar informações ambientais em linguagem acessível e base de dados brutos.
  • Faciliatar transmissão de informações cientifícas através de vivência de caráter lúdico , educativo e artístico, abordando as relações sociedade/natureza e a respeito da conservação do meio ambiente e ds recursos pesqueiros.

Coordenação: Sury Monteiro

pt_BR