RESERVA EXTRATIVISTA ITAPETININGA

A Reserva Extrativista de Itapetininga foi criada mediante o Decreto nº 9.333, em 5 de abril de 2018 e está localizada no município de Bequimão, estado do Maranhão. Possui uma área de 16.294 hectares (Brasil 2005), enquanto o município de Bequimão apresenta cerca de 19.584 habitantes (IBGE, 2022).
É caracterizada pela presença de estuários de altíssimo potencial pesqueiro, campos naturais, berçário de espécies marinhas, área de ninhais, área de lagos, presença de babaçuais, jaçurais, manguezais, aves ameaçadas e migratórias e pesca de grande importância social.
Apesar de instituída em 2018, a RESEX Itapetininga ainda não possui plano de manejo, e este, segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), deve ser elaborado no prazo de 5 anos a partir da data de criação da Unidade de Conservação como estabelece a Lei 9.985/2000.
ATIVIDADES DO OCA SOCIAL
RESEX Itapetininga
30/07/2024: Apresentação do projeto para lideranças locais e reunião com os pescadores para início das atividades do monitoramento no município de Bequimão e na comunidade Santana.
31/07/2024: I) Apresentação do projeto para lideranças locais e reunião com os pescadores para início das atividades do monitoramento nas comunidades Calhau e Paricatíua. II) Atividades de Educação Ambiental (EA) na comunidade Paricatíua com as crianças na escola: “RESEX – sua importância e boas práticas”.
01/08/2024: I) Apresentação do projeto para lideranças locais e reunião com os pescadores para início das atividades do monitoramento na comunidade Ponta de Soares. II) Atividades de EA com o coletivo Bora Ver: “Gincana – manguezais”.
02/08/2024: I) Apresentação do projeto para lideranças locais e reunião com os pescadores para início das atividades do monitoramento no Quilombo Quindíua. II) Atividades de EA no Quilombo Quindíua com as crianças na escola: “RESEX – sua importância e boas práticas”.
28/10/2024: Atividades de EA com o coletivo Bora Ver: “Mudanças climáticas”.
29/10/2024: I) Reunião com os pescadores da comunidade Paricatíua para a devolutiva de dados pesqueiros do automonitoramento referente ao período transicional. II) Atividades de EA na comunidade Paricatíua com os alunos na escola: “Construção da cartilha sobre os peixes da RESEX de Itapetininga”.
30 – 31 /10/2024: I) Reunião com os pescadores do Quilombo Quindíua (30/10) e comunidade de Calhau (31/10) para a devolutiva de dados pesqueiros do automonitoramento referente ao período transicional. II) Atividades de EA no Quilombo Quindíua e comunidade Calhau com os alunos na escola: “Construção da cartilha sobre os peixes da RESEX de Itapetininga”.
01/11/2024: I) Reunião com os pescadores de Bequimão e da comunidade Ponta de Soares para a devolutiva de dados pesqueiros do automonitoramento referente ao período transicional. II) Atividades de EA na comunidade Ponta de Soares com os alunos na escola: “Construção da cartilha sobre os peixes da RESEX de Itapetininga”.
09/04/2025: Reunião com os pescadores da comunidade Paricatíua para a devolutiva de dados pesqueiros do automonitoramento referente ao período seco.
10/04/2025: Reunião com os pescadores do Quilombo Quindíua para a devolutiva de dados pesqueiros do automonitoramento referente ao período seco.