RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE MOCAPAJUBA

A Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba foi criada mediante o Decreto S/N, em 10 de outubro de 2014 e está localizada no município de São Caetano de Odivelas, estado do Pará.

Possui uma área de aproximadamente 21.028 hectares, sendo, destes, 9.228 hectares cobertos por manguezais, representando cerca de 43,88% da área. As populações tradicionais que residem na RESEX-Mar de Mocapajuba utilizam os recursos naturais, principalmente, para subsistência. Em relação aos recursos pesqueiros, dentre as principais atividades destaca-se a captura de peixes e crustáceos, que são destinados à subsistência e comércio.

Apesar de instituída em 2014, a RESEX-Mar de Mocapajuba ainda não possui plano de manejo, e este, segundo o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza), deve ser elaborado no prazo de 5 anos a partir da data de criação da Unidade de Conservação como estabelece a Lei 9.985/2000.
ATIVIDADES DO OCA SOCIAL
RESEX Mocapajuba
22/04 – Reunião de apresentação do Monitoramento participativo com os pescadores da Ilha de São Miguel;
22/04 – Educação Ambiental com as crianças da Ilha de São Miguel;
13/05 – Reunião de apresentação e entrega de cadernos do Monitoramento participativo com os pescadores da Ilha de São Miguel;
17/06 -1º Reunião de acompanhamento do Monitoramento participativo e construção do calendário de pesca com os pescadores da Ilha de São Miguel.