Database

Projects

Projects that allowed the formation and development of the Amazon Coastal Observatory.

Estudo de intervenções em saneamento básico na bacia urbana da Estrada Nova (PA) como estratégia para segurança alimentar, hídrica e energética, na cidade de Belém-PA, na Bacia Hidrográfica da Estrada Nova (BHEN).

O projeto proposto visa desenvolver e aprimorar um conjunto de técnicas relacionadas a sistemas de simulação computacional da hidrodinâmica marinha e de dispersão de óleo no mar associadas à medições de parâmetros ambientais (oceanográficos, meteorológicos e biológicos) adquiridos de forma remota e in situ para identificar e simular o potencial impacto de derramamentos de óleo em regiões da costa amazônica. 

The general goal of this project is to identify and quantify the sources of mud and the mechanisms supplying it to the Amazon mangrove forests. This will involve a comparative investigation in estuaries and tidal plains on the northwest and southeast sides of the Amazon River mouth.

O Projeto avaliou quali- e quantitativamente os fluxos de água, sedimento, nutrientes e organismos ao longo de”tidal river” amazônicos, incluindo suas inter-relações com os setores de costa adjacentes à foz e suas respostas a variações climáticas. Assim, foi possível estimar a capacidade de retenção do “tidal river” amazônico e de exportação para a costa, principalmente de sedimentos e nutrientes, avaliando também a dinâmica, estrutura e evolução de vegetações costeiras (manguezal e restinga) e aquáticas (plâncton) em relação às variações climáticas e consequentemente dos fluxos em diferentes escalas de tempo.

Obtenção de dados oceanográficos para subsidiar a modelagem hidrodinâmica de grande, média e pequena escala na Região Costeira Amazônica.

Este projeto teve como objetivo gerar cartas de sensibilidade ambiental para o derramamento de óleo (Cartas SAO) das bacias do Pará-Maranhão e Barreirinhas, nos níveis estratégico (escala entre 1:800.000 e 1:500.000), tático (escala de 1:150.000) e operacional (escala entre 1:10.000 e 1:25.000); além de elaborar um atlas de sensibilidade ambiental para esta área de estudo de acordo com o Plano Cartográfico para o Mapeamento de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Zona Costeira e Marinha e as Especificações e Normas Técnicas para Elaboração de Cartas SAO (Anexo II, III e IV da Chamada CNPq/MMA no. 22/2011). 

Neste projeto, nos propomos a compreender de que formas as variações climáticas influenciam os processos do “tidal-river” responsável pelo trapeamento, liberação e alteração do material particulado e dos componentes químicos a ele associados.Assim, foi investigado os processos hidrodinâmicos, de transporte  e acumulação de sedimentos, a geoquímica sedimentar, e a história geológica registrada nos sedimentos. 

 O Projeto RHIA foi uma rede de pesquisa envolvendo UFAM, INPA, UNIR e UFPA, onde foram contempladas diferentes iniciaivas visando: monitorar, caracterizar e modelar os ecossistemas aquáticos na Amazônia.

O objetivo principal deste projeto foi levantar informações básicas sobre canais de maré que afluem na baía do Marajó, visando subsidiar a aplicação de modelos hidrodinâmicos na Zona Costeira. Amazônica

Scroll to top
en_GB