Observatório da Costa Amazônica

Banco de Dados

Projetos

Projetos que permitiram a formação e o desenvolvimento do Observatório da Costa Amazônica.

Estudo de intervenções em saneamento básico na bacia urbana da Estrada Nova (PA) como estratégia para segurança alimentar, hídrica e energética, na cidade de Belém-PA, na Bacia Hidrográfica da Estrada Nova (BHEN).

O projeto proposto visa desenvolver e aprimorar um conjunto de técnicas relacionadas a sistemas de simulação computacional da hidrodinâmica marinha e de dispersão de óleo no mar associadas à medições de parâmetros ambientais (oceanográficos, meteorológicos e biológicos) adquiridos de forma remota e in situ para identificar e simular o potencial impacto de derramamentos de óleo em regiões da costa amazônica. 

The general goal of this project is to identify and quantify the sources of mud and the mechanisms supplying it to the Amazon mangrove forests. This will involve a comparative investigation in estuaries and tidal plains on the northwest and southeast sides of the Amazon River mouth.

O Projeto avaliou quali- e quantitativamente os fluxos de água, sedimento, nutrientes e organismos ao longo de”tidal river” amazônicos, incluindo suas inter-relações com os setores de costa adjacentes à foz e suas respostas a variações climáticas. Assim, foi possível estimar a capacidade de retenção do “tidal river” amazônico e de exportação para a costa, principalmente de sedimentos e nutrientes, avaliando também a dinâmica, estrutura e evolução de vegetações costeiras (manguezal e restinga) e aquáticas (plâncton) em relação às variações climáticas e consequentemente dos fluxos em diferentes escalas de tempo.

Obtenção de dados oceanográficos para subsidiar a modelagem hidrodinâmica de grande, média e pequena escala na Região Costeira Amazônica.

Este projeto teve como objetivo gerar cartas de sensibilidade ambiental para o derramamento de óleo (Cartas SAO) das bacias do Pará-Maranhão e Barreirinhas, nos níveis estratégico (escala entre 1:800.000 e 1:500.000), tático (escala de 1:150.000) e operacional (escala entre 1:10.000 e 1:25.000); além de elaborar um atlas de sensibilidade ambiental para esta área de estudo de acordo com o Plano Cartográfico para o Mapeamento de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Zona Costeira e Marinha e as Especificações e Normas Técnicas para Elaboração de Cartas SAO (Anexo II, III e IV da Chamada CNPq/MMA no. 22/2011). 

Neste projeto, nos propomos a compreender de que formas as variações climáticas influenciam os processos do “tidal-river” responsável pelo trapeamento, liberação e alteração do material particulado e dos componentes químicos a ele associados.Assim, foi investigado os processos hidrodinâmicos, de transporte  e acumulação de sedimentos, a geoquímica sedimentar, e a história geológica registrada nos sedimentos. 

 O Projeto RHIA foi uma rede de pesquisa envolvendo UFAM, INPA, UNIR e UFPA, onde foram contempladas diferentes iniciaivas visando: monitorar, caracterizar e modelar os ecossistemas aquáticos na Amazônia.

O objetivo principal deste projeto foi levantar informações básicas sobre canais de maré que afluem na baía do Marajó, visando subsidiar a aplicação de modelos hidrodinâmicos na Zona Costeira. Amazônica

pt_BR

Disposições Gerais

  • Ao usar este site e seu conteúdo, o usuário concorda em obedecer a todos os pontos dispostos neste Termos e Condições de Uso;
  • A disponibilização de dados pelo Observatório da Costa Amazônica não acarretará em nenhum custo ao usuário solicitante, este se comprometendo em cumprir integralmente os termos e condições aqui dispostos;
  • Ao enviar dados ou qualquer outro tipo de conteúdo à equipe do Observatório da Costa Amazônica, os parceiros remetentes garantem que possuem os direitos do conteúdo e estão autorizados a fazê-lo sob os direitos autorais originais. Quando disponibilizados pelo site oca.eco.br, os itens estarão protegidos pelos mesmos direitos de uso de dados que se aplicam ao Observatório;
  • Todos os conteúdos exibidos no oca.eco.br são produtos resultantes de aplicação de algoritmos, técnicas matemáticas e metodologias cientificamente comprovadas.

Isenção de Responsabilidade, Atribuições e Utilização de Marca Registrada

  • Publicações resultantes de dados disponibilizados pelo Observatório da Costa Amazônica devem necessariamente conter atribuições ao mesmo como o fornecedor dos dados;
  • É de responsabilidade do usuário incluir notas em materiais resultantes dos dados disponibilizados, de forma clara e adequadamente acessíveis a qualquer leitor, que isente o Observatório da Costa Amazônica por qualquer uso e interpretação das informações publicadas, devendo conter algo similar à seguinte declaração:

O Observatório da Costa Amazônica não se responsabiliza ou necessariamente possui conexão com o produto gerado a partir dos dados disponibilizados, tampouco fornece garantias em relação à precisão, atualidade, integridade ou confiabilidade das informações expostas ou que as mesmas serão utilizadas de forma adequada pelos usuários solicitantes, de modo a não infringir direitos de terceiros. Assim sendo, o Observatório da Costa Amazônica é isento de qualquer tipo de dano resultante do uso inadequado de seus dados, sendo de inteira responsabilidade do usuário solicitante.”

  • Sob nenhuma circunstância o Observatório da Costa Amazônica será responsável por consequências de usos inadequados das informações e materiais disponíveis neste site, sendo reservado ao usuário o direito de interromper o uso do mesmo, se assim não concordar com seu conteúdo ou termos de uso;
  • O “Observatório da Costa Amazônica” é uma marca registrada e de domínio privado, sendo vedado seu uso sob qualquer propósito que sugira qualquer status oficial sem a expressa permissão de sua Equipe Técnica.