A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento às mudanças climáticas. É considerada uma das principais conferências sobre o tema em todo o mundo. Em 2025, o evento será sediado em Belém do Pará, cidade do Observatório da Costa Amazônica

Figura 1. Belém, Pará. Fonte: Arch Trends Porto Bello. Disponível em: https://blog.archtrends.com/belem-do-para/
A realização da COP 30 na região amazônica representa uma oportunidade estratégica para destacar pautas relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade, especialmente considerando a relevância da zona costeira amazônica. Essa região desempenha um papel oceanográfico fundamental, com ecossistemas únicos, como manguezais, estuários e marismas, que influenciam diretamente a dinâmica climática e biológica da região. O Brasil é protagonista em pesquisas, iniciativas e esforços voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento científico e sustentável.
Mas o que isso tem a ver com o Observatório da Costa Amazônica?
O Observatório da Costa Amazônica (OCA) é uma iniciativa científica e socioambiental que, desde 2009 reúne dados, estudos e ações voltadas à zona costeira amazônica. Seu objetivo é promover o acesso aberto à informação, integrar os saberes locais e subsidiar políticas públicas para a conservação e o uso sustentável dessa região. As atividades do OCA envolvem pesquisa, ações educativas e comunitárias, produção de conteúdo acessível para redes sociais e disponibilização de dados ambientais para alavancar a pesquisa da região.

Figura 2. Ação do OCA Social. Fonte: Arquivo OCA.
Os dados produzidos e divulgados pelo OCA estão diretamente conectados a temas essenciais para a Amazônia Costeira, oferecendo subsídios valiosos para decisões e discussões em eventos como a COP 30, que se baseiam em evidências e estudos atualizados.
A costa amazônica tem importância estratégica para a região, abrigando uma rica diversidade de fauna e flora, além de desempenhar papel fundamental na cultura, no modo de vida das comunidades tradicionais e na economia local. A COP 30 e o OCA compartilham uma agenda comum, voltada à justiça climática, à valorização dos saberes tradicionais e à produção de conhecimento científico com foco em ação concreta.
As vivências das comunidades locais, somadas ao conhecimento técnico-científico gerado por iniciativas como o OCA, têm o potencial de enriquecer os debates e orientar decisões mais justas e eficazes. À medida que a COP 30 se aproxima, convidamos você a acompanhar não apenas os desdobramentos desse evento global em Belém, mas também as ações do Observatório da Costa Amazônica – uma janela para entender como o local e o global se conectam na construção de um futuro climático mais equilibrado.
References
GOV, COP 30 no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil.