Observatório da Costa Amazônica

A importância do sistema crista-cavado na biodiversidade costeira

As praias são ecossistemas dinâmicos e repletos de vida. A diversidade de organismos presentes ali depende de fatores como a circulação de matéria orgânica e as variações no ambiente, que influenciam a disponibilidade de recursos e de espaços para diferentes espécies. A relação entre a água e a areia é fundamental para a manutenção dessa fauna costeira e pequenas mudanças na estrutura da praia podem causar grandes impactos na biodiversidade. Já reparou como algumas áreas da areia são mais úmidas e cheias de vida, enquanto outras são secas e quase sem movimentação? Isso acontece porque cada setor da praia oferece condições diferentes para os organismos que ali vivem.

Um exemplo interessante da influência geológica nas praias é o sistema crista-cavado, formado por depressões paralelas à costa que acumulam água na maré baixa e servem como canais por onde a maré sobe. Além de facilitar a entrada da água, esses canais criam micro-habitats que ajudam a manter organismos na área e, na maré alta, funcionam como abrigo contra correntes mais fortes. Interessante, certo?

Apesar da importância desse sistema, ainda são poucos estudos que analisam seu papel no ecossistema. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) estudaram esse fenômeno na Praia da Corvina, em Salinópolis (PA), e descobriram que essas depressões aumentam a diversidade e a quantidade de organismos marinhos. Isso acontece porque o sedimento nessas áreas acumula mais matéria orgânica (como microalgas, partículas orgânicas e outros detritos), criando um ambiente rico mais favorável para diferentes espécies.

No estudo, das 42 espécies identificadas, 24 estavam associadas a esses canais! Além disso, organismos filtradores e predadores foram mais frequentes nessas depressões do que em áreas planas. Os pesquisadores observaram que os níveis de níveis de densidade e riqueza de espécies cresce quando aumentam os níveis de matéria orgânica. Como conclusão, ficou evidente que praias com essas formações apresentam um aumento expressivo na abundância e diversidade da fauna marinha.

Figura 2. Gráficos comparativos da densidade e riqueza de espécies nos locais de amostragem. A área 1 apresenta o sistema crista-cavado, enquanto a área 2 não. Fonte: Edma Cardoso. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/maec.12755

Alterações antrópicas, como aterramentos e poluição, podem comprometer esses micro-habitat e afetar os organismos costeiros. Compreender como esses ecossistemas funcionam é essencial para protegê-los! O OCA defende o investimento em pesquisa e medidas de conservação como ferramenta importante de manutenção desses ambientes!

E aí, sabia da importância desse sistema? Que tal observar com mais atenção a próxima vez que estiver na praia?

Figura 3. Siri em areia de praia . Fonte:Pixabay . Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/caranguejo-siri-praia-areia-1125887/

Referências

BAZZAZ, F. A. Plant species diversity in old-field successional ecosystems in southern Illinois. Ecology, v. 56, n. 2, p. 485-488, 1975.

CARDOSO, Edma Mayara Pereira; SANTOS, Thuareag Monteiro Trindade dos; AVIZ, Daiane; COSTA, Marcelo Petracco; ROSA-FILHO, José Santos; AMARAL, Antonia Cecília Zacagnini; BEASLEY, Colin R. Effects of the ridge-and-runnel system on macrofaunal spatial distribution on a macrotidal sandy beach in the Brazilian Amazon coast. Marine Ecology, [s.l.], v. 44, n. 4, e12755, ago. 2023.

SILVA, Ricardo J. da; DINIZ, Soraia; VAZ-DE-MELLO, Fernando Z. Heterogeneidade do habitat, riqueza e estrutura da assembléia de besouros rola-bostas (Scarabaeidae: Scarabaeinae) em áreas de cerrado na Chapada dos Parecis, MT.Neotropical Entomology, Londrina, v. 39, n. 6, p. 934-940, nov./dez. 2010.

TEWS, J.; Brose, U.; GRIMM, V.; TIELBORGUER, K.; WICHMANN, M. C.; SCHWAGER, M.; JELTSCH, F. Animal species diversity driven by habitat heterogeneity/diversity: the importance of keystone structures. Journal of Biogeography, v. 31, n. 1, p. 79-92, 2004.

A importância do sistema crista-cavado na biodiversidade costeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR