A intrusão salina no Estuário Mocajuba

Você já visitou São Caetano de Odivelas? Tomou banho nos seus estuários ou já saiu pra pescar? Então provavelmente você já observou as águas límpidas e claras que o rio Mocajuba adquire no período seco. Em um estudo realizado por Gomes em 2018, foi mostrado o quanto as águas do oceano adentram no estuário. E o resultado é impressionante! No período seco o oceano domina o território, e não há detecção de água doce no canal!

Fig. 1: A distribuição da salinidade (superfície e fundo) no estuário do rio Mocajuba. 

O estuário Mocajuba tem aproximadamente 30 km de extensão. No período seco, toda a sua extensão apresenta altos valores de salinidade! Variando de 33 g/kg a aproximadamente 20 g/kg na cidade de Lauro Sodré. Você acredita?

Então a próxima vez que visitar São Caetano de Odivelas, dá um pulo no estuário Mocajuba, e se divirta nas suas águas límpidas de verão!

Referência:

Gomes, Jacqueline Ellen Pinheiro. 2018. EXTENSÃO DA INTRUSÃO SALINA NO ESTUÁRIO MOCAJUBA E SUA INFLUÊNCIA NOS PARÂMETROS FÍSICO QUÍMICOS E QUALIDADE DA ÁGUA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará.

Share on facebook
Share on twitter
A intrusão salina no Estuário Mocajuba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Rolar para o topo
pt_BR