A virada do ano e o lixo na praia

O ano novo chegou, e com ele, energia ou esperança de que novas práticas sejam adotadas pela população. Contudo, não é exatamente o que observamos na praia do Atalaia, uma das praias mais visitadas do estado do Pará (Figura 1). A praia do Atalaia vem sofrendo com o descarte irregular de lixo durante as férias e festas de fim de ano há muitos anos.

Figura 1. Resíduos sólidos espalhados pela praia do Atalaia em Salinópolis (Pará) no dia 01 de janeiro de 2021. Fonte: Belém Trânsito.

Contudo, poucas políticas públicas são realizadas para evitar estas cenas. Uma delas é a operação “Festas Seguras”, iniciada no mês de dezembro de 2020, onde foram instalados 50 pontos de recolhimento de resíduos ao longo da faixa de areia (Figura 2). Mesmo assim, o lixo não foi parar nas lixeiras. A Faculdade de Oceanografia Universidade Federal do Pará também realizou ações de conscientização  ambiental para evitar cenários assim pelo projeto Lixo Zero: do rio ao oceano, nos anos de 2017 e 2018. Infelizmente, a cena se repetiu na virada de 2020-2021 (Figura 3).

Figura 2. A instalação de lixeiras na praia do Atalaia no início do mês de dezembro. Fonte: Agência Pará. https://agenciapara.com.br/noticia/24181/

A virada do ano 2020-2021 não foi diferente dos anos anteriores. Na imagem, nós vemos sacos plásticos, latas de alumínio, que levam em torno de 100 – 200 anos para se decompor no meio ambientegarrafas plásticas, mais de 400 anos; e garrafas de vidro, que possuem tempo indeterminado de decomposição!

Outras praias da Zona Costeira Amazônica “não sofreram com este impacto” devido aos decretos municipais proibindo aglomeração nas praias no fim de ano, como no caso das praias de Mosqueiro (Belém), e praia dos Górgons (Mocajuba), no Pará; assim como em Macapá, no Amapá.

Assim, só podemos esperar que esse ano de 2021 haja mais conscientização ambiental e menos lixo nas ruas e praias.

Figura 3. Lixo encontrado na praia do Atalaia no primeiro dia do ano novo. Fonte: Igor Mota/O Liberal. https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2021/01/01/praia-de-salinas-amanhece-tomada-por-lixo-no-primeiro-dia-de-2021.ghtml

Share on facebook
Share on twitter
A virada do ano e o lixo na praia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Rolar para o topo
pt_BR