A presença do plástico nas cabeceiras dos rios amazônicos

Em um estudo recente realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), os pesquisadores encontraram, em média, seis pedaços de plástico no corpo de 98% dos peixes coletados em 12 nascentes e riachos da Amazônia. A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LABECO) e foi publicada na revista Environmental Pollution.

Figura 1. Representação da introdução de microplásticos aos rios ou corpos de água. Fonte: Contamination of stream fish by plastic waste in the Brazilian Amazon.

O tipo de partícula mais ingerida ou adsorvida pelos peixes foram as fibras (93,5% das partículas) e estas fibras ou pedaços de plástico foram encontradas principalmente no trato digestório dos peixes (87% dos peixes). Outros estudos mostraram que as fibras se acumulam bem mais fácil em organismos, assim como causam sérios problemas intestinais.

As fibras são provenientes principalmente de roupas. A indústria da moda é a segunda maior poluidora do planeta, logo atrás da indústria do petróleo. Assim, estas fibras são geradas durante a fabricação de tecidos, durante o descarte dos restos da fabricação de roupas (restos de costuras), e no ato de lavar as roupas, já que diversas máquinas de lavar não possuem filtros.

Este estudo comprovou que a contaminação por plásticos está em todos os lugares. Nos oceanos, nos estuários, nos rios, e até mesmo nas nascentes dos rios.

Referência

Ribeiro-Brasil, D. R. G., Torres, N. R., Picanço, A. B., Sousa, D. S., Ribeiro, V. S., Brasil, L. S., & de Assis Montag, L. F. Contamination of stream fish by plastic waste in the Brazilian Amazon, Environmental Pollution, v. 266, 2020. 115241, ISSN 0269-7491, https://doi.org/10.1016/j.envpol.2020.115241. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0269749120330517

Share on facebook
Share on twitter
A presença do plástico nas cabeceiras dos rios amazônicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Rolar para o topo
pt_BR